Por Nadine Costa 14 de agosto de 2023
Tendência no universo da alta gastronomia, os microgreens ou microverdes já são realidade na linha de produtos gourmets do Rancho Isabelle Chaves. Pioneiro no estado da Paraíba, cultivando microgreens desde 2020, o Rancho traz inovação para agricultura e sofisticação para os restaurantes, produzindo microvegetais jovens, aromáticos e coloridos, que embora sejam pequenos em tamanho, são gigantes em nutrientes, vitaminas e minerais.
Microgreens são diferentes dos brotos. A maior diferença entre eles é o tempo de colheita, enquanto os brotos são consumidos e colhidos com raízes entre 03 a 05 dias após a germinação, os microverdes são colhidos cortando o caule quando as primeiras folhas cotilédones surgem, geralmente em um período de 7 a 14 dias de crescimento, isso pode variar conforme o manejo do produtor e, principalmente, a preferência do chef de cozinha e do consumidor final.
Concentrados em sabor, altamente nutritivos, são usados na culinária para realçar o tempero, a textura e apresentação dos pratos. Também atraem crianças pelas cores e formatos, e também amantes de uma alimentação mais saudável, devido ao maior valor nutricional, se comparados com os vegetais na fase adulta.
Alguns exemplos comuns de microgreens incluem couve, brócolis, alface, entre outros. E aqui no Rancho Isabelle Chaves cultivamos os seguintes tipos de microgreens: amaranto, beterraba, agrião, coentro, repolho roxo, cenoura, rúcula, mostarda e rabanete.
Por serem produzidos no sistema hidropônico, selecionados e colhidos à mão, têm resultados melhores na aparência, higiene, durabilidade e sabor dos microvegetais. O cultivo de microgreens requer muita atenção e dedicação diária, a começar do semeio, passando pela logística de entrega até o armazenamento realizado na cozinha dos restaurantes parceiros, que já entendem a diferença e a necessidade de cuidado especial, orientação essa fornecida pelo Rancho.
Se ainda tem dúvidas e curiosidades sobre os microgreens, elencamos algumas características para você:
- Pesquisas mostram que os microgreens contém até 40 vezes mais nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, do que suas formas adultas.
- São ricos em ferro, potássio, magnésio, zinco e cobre.
- São utilizados como guarnições e ingredientes em shakes, sucos e pratos como saladas, sanduíches, sopas, omeletes e até mesmo em sobremesas.
- Os microgreens são colhidos quando têm uma altura de 03 a 08 centímetros.
- Ainda sobre a alimentação, eles são ótimos para adicionar cor, aroma, textura e acentuação do sabor a uma variedade de preparações.
- Após a colheita, devem ser armazenados na geladeira ou câmara fria de resfriamento com temperatura entre 4 a 10 graus Celsius. De preferência, consumir em até 07 dias para preservar seu frescor e qualidade.
Versáteis, são alimentos que representam inovação na agricultura para a gastronomia, saindo do tradicional e sendo um diferencial na produção rural e na culinária, com benefícios comprovados para toda a cadeia: produtores, chefs de cozinha e apreciadores da boa e saudável alimentação.