Por 19 de dezembro de 2024

A estação mais colorida de todas leva o nome de primavera, que também é o um dos nomes dessa planta que é uma verdadeira brasileira, a Buganvília ou Bougainville.

No post de hoje iremos falar sobre a descoberta um pouco da história por trás dessa planta e o porquê de ser tão especial.

  • Origem e História

A história começa com um convite ao famoso botânico e naturalista do rei Luis XVI, Philibert Commerson, para participar de uma expedição guiada por Louis Antoine de Bougainville.

Devido a saúde fragilizada de Commerson ele quis levar sua companheira, Jeanne Baret (1740 – 1807) natural de La Comelle, nascida no interior da França, onde aprendeu o poder curativo das plantas tornando-se uma especialista da área uma herbolária.

Contudo, Jeanne Baret foi proibida de embarcar na expedição por ser mulher.

Diante disto, junto a Commerson, eles criaram um plano inusitado: ela precisou se disfarçar de homem e juntou-se a embarcação poucos dias antes de zarparem.

Assim, começou sua extraordinária aventura na expedição, entre o perigo de ser descoberta e a vontade de coletar e achar novas espécies de plantas.

Jeanne Baret, tornou-se a primeira mulher a circum-navegar nos sete mares, e foi ela que chegando no Brasil, no Rio de Janeiro, realizou a coleta e descoberta mais notável: brasileiríssima Bougainvillea , que fora batizada em homenagem ao capitão da expedição.

As buganvílias foram inicialmente introduzidas na Europa como plantas de estufa, mas logo se adaptaram a diversos climas e se espalharam por todo o mundo.

Naturalista e Botânica, Jeanne Baret (1740 – 1807) e sua descoberta a Bougainville.

  • Características

Pertencente à família botânica Nyctaginaceae, primavera é o nome mais popular dado às diferentes espécies do gênero botânico Bougainvillea, que também pode ser chamada de três maria, buganvília, flor de papel e entre outros nomes.

Bastante rústica, essas plantas possuem caules longos e fortes, e dentro das suas espécies podem ser arbustivas, trepadeiras ou até mesmo árvores.

Dona de um colorido diferenciado na natureza, pois suas inflorescências são dotadas de infinitas cores que vai do laranja, rosas em várias tonalidades, roxos, branco e outras gama de cores, também possuem a característica de ser simples ou dobradas.

  • Gastronomia

Como uma verdadeira brasileira, segue a versatilidade da nossa gastronomia, sendo especial pois trata-se de uma Panc (planta alimentícia não convencional) suas brácteas são as partes comestíveis e suas verdadeiras flores são aquelas pequeninas brancas, que aparecem no centro.

Na gastronomia ela é bastante usada para fazer diferentes preparações desde o uso das brácteas, como também no aproveitamento da sua coloração em drinks.

Por aqui no Rancho, nós somos apaixonados por essa planta sendo ela dobrada ou simples, nós temos quase todas as cores, que se desdobram pela cercas ou no nosso jardim. As primaveras são exuberantes plantas que podem ser conduzidas como você desejar.

E sim, preenchem o lugar com sua beleza!

Até o próximo post, e o que será que iremos descobrir do mundo das plantas?!